Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

TEM BOM ÂNIMO




TENHA BOM ÂNIMO





            Há na vida motivos sem número para comprometer nossa caminhada e poucos motivos para nos encorajar a continuar. Parar ou diminuir é sempre uma exigência das intempéries, dos percalços e das lutas diárias, para tanto não podemos desprezar nenhuma orientação da Bíblia se quisermos vencer na vida.


Quando olhamos para o modo de vida de Jesus, para o seu serviço, seu amor, sua resistência ao mal e a sua luta pelo bem, logo percebemos nas suas palavras a expressão, TEM BOM ÂNIMO!

Vejamos alguns exemplos:


Certa vez desceram pelo telhado um paralítico numa cama, o Senhor vendo a fé daqueles homens,disse ao paralítico: Tem bom ânimo, filho; estão perdoados os teus pecados Mt 9.2. Nem todos na sala creram Nele e o Senhor usando de misericórdia curou aquele doente e muitos tomados de temor davam glórias a Deus.


Já nas ruas apertadas de Jerusalém uma mulher doente ao encostar nas vestes de Jesus, ouviu do Senhor:Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou. E, desde aquele instante, a mulher ficou sã Mt 9.22.


Também, diante do desconhecido os discípulos de Jesus ao verem alguém andando sobre as águas do mar da Galileia ficaram com muito medo, mas ouviram uma voz de paz que soou... mas Jesus imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais! e todos foram encorajados.


Não tenham dúvidas que é assim mesmo que devemos ver as coisas quando estamos firmados em Jesus. E as suas últimas instruções confirmam isto:

Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”. Jo 16.33


Pr. Rogério Maia


pao-agua.blogspot.com.br
Set/2014





segunda-feira, 25 de agosto de 2014

PROSPERIDADE E RIQUEZA - UMA OPINIÃO VÁLIDA



PROSPERIDADE E RIQUEZA - UMA OPINIÃO VÁLIDA


RIQUEZA – Existem várias formas de se enriquecer, mas considerando a forma certa, ou seja, aquela que é aprovada por Deus, veja: Riqueza é um dom de Deus, uma bênção na vida. Ser rico implica em não somente ser abençoado, mas também ser um abençoador. A riqueza vinda de Deus extrapola  a ideia de somente ter muito dinheiro, é muito mais.


Responsabilidades de um rico

- Responsabilidade com famílias alheias que dependem da distribuição justa dos lucros para remuneração de desempenho profissional ou atividade no sustento de sua prole e/ou dependente.

- Com a economia local, nacional e/ou global.

- Com a justiça econômica no produto final de suas atividades.

- Com os governos, auxiliando a uma direção segura e humana.

Desfruto - 1ª Timóteo 4. 4 e 5 “pois tudo que Deus criou é bom, e, recebido com ações de graças, nada é recusável, porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificado.”

Quando desfrutar da riqueza não permitir esperdícios de recursos com luxurias; não permitir desperdício de alimento; não sustentar uma vida ociosa ou preguiçosa. Desfrutar de tudo dando graças a Deus.  Ser generoso com os famintos. Ser um bom socorro aos aflitos.

Perigos mais frequente aos que possui riqueza

Indiferença - Insensibilidade; egoísmo; sem preocupação com a ordem moral e religiosa do outro.
Impiedade - Crueldade; desumanidade.
Jugo - Opressão; domínio no sentido de escravizar ou próximo disto; sujeição no sentido de constrangimento.
Opressão - Ação de dominar pela força ou violência, tirania; repressão.
Amor ao dinheiro - A Palavra de Deus afirma - “Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.” 1ª Timóteo 6.10 e 4.
Sede pelo poder - econômico; governamental; monopólio; concentração de informações; juros altos.

* Pergunta que se deve fazer para identificar onde está seu coração em relação à riqueza:

# A onde está seu dinheiro? Na sua frente ou nas suas costas?

Na frente – significa amor ao dinheiro, idolatria, ganancia, cegueira espiritual; usura, economia que priva o seu bem estar ou de sua família, dureza de coração.
Nas costas – significa resultado de um trabalho honesto e humano; fruto de boas sementes plantadas ao longo da vida; desprendimento para o bem; generosidade; bem estar; economia correta sem privações sua ou de sua família; capacidade de ajudar. A primeira visão humana e depois financeira.  
1ª Timóteo 6.17 "Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento".



Prosperidade – A prosperidade que vem de Deus para os seus filhos é a ausência de necessidade. Não é necessariamente o melhor, podendo também ser. Mas trata-se de não haver ausência ou carência do bem ou recurso.  A prosperidade é resultado de uma vida aprovada perante os olhos de Deus.


Responsabilidades do próspero

- Responsabilidade com sua própria família desempenhando profissão ou atividade remunerada digna para um bom sustento de sua prole e/ou dependente.

- Com a justiça econômica na sua esfera de atuação não lesando ninguém.

- Com as regras do país que vive não se envolvendo com a injustiça e a impiedade.

- Fazer economia racional trazendo conforto e segurança para o lar. Sem ser desumano.

- Não privar a família do bem estar com pretexto de economia “burra” que trazem prejuízos ou traumas à família, às vezes prejudicando até a saúde.

Desfruto - 1ª Timóteo 4. 4 e 5 “pois tudo que Deus criou é bom, e, recebido com ações de graças, nada é recusável, porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificado.”
Quando for desfrutar da prosperidade faça de forma a não permitir esperdícios de nenhuma natureza. Gastar o dinheiro com aquilo que é pão, ou seja, com o que é necessário para vida do dia a dia. Desfrutar de tudo dando graças a Deus.  Ser generoso com os famintos. Ser um bom socorro aos aflitos tendo o que emprestar ou dá.


Perigos mais frequente aos que possui prosperidade - Is 58. 6 a 11

Murmuração – falar mal; reclamação injusta diante de uma expectativa egoísta ou frustrada por querer mais do que pode.
Egoísmo e dureza de coração – Recusar repartir o pão com o faminto ou socorrer alguém que esteja ao teu alcance.
Indiferença - Insensibilidade; egoísmo; sem preocupação com a ordem moral e religiosa do outros. Esconder o rosto do teu semelhante
Ingratidão a Deus ou falta de confiança na justiça de Deus - Obcecado pelo trabalho em busca de mais e mais, muitas das vezes com prejuízo da família e da obra de Deus. Veja o Salmo 37.25 – “Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão”.
Sustentação de um “espírito de miséria” – Guarda lixo; vive fazendo gambiarra quando pode comprar ou colocar algo novo ou melhor (economia “porca”)..


* Paralelos que se deve fazer para identificar minha gratidão pela prosperidade atual:

# Não tenho carro, mas não me falta condução. Sou prospero. Mas, sinto-me próspero?
# Tenho carro, embora seja popular, mas me serve sempre que preciso. Sou prospero. Mas, sinto-me próspero?
# Não estou comendo carne de primeira hoje e sim ovo, mas não faltou carne na semana passada e ovo também é um excelente alimento. Sou prospero. Mas, sinto-me próspero?
# Não tenho iguarias exóticas para a salada, mas tenho chuchu. Sou prospero. Mas, sinto-me próspero?

Sendo a minha resposta sim para cada momento acima, significa que tenho gratidão a Deus e posso prosperar ainda mais se for o caso de Deus o querer.
Eu gosto de usar o exemplo do chuchu porque é um fruto rico para a saúde do brasileiro, além do mais dada as suas qualidades ele entra para a lista dos “melhores da terra”...Comerás o melhor da terra”. Veja uma tabela nutricional do chuchu e avalie antes de dizer que não é prospero...


100 gramas de chuchu cozido -
% VD*
18.5kcal = 78kj
1%
4,8g
2%
0,4g
1%
1,0g
4%
7,8mg
1%
5,6mg
12%
12,8mg
2% * (bom para o celebro)
0,1mg
4%
6,9mg
3%
0,1mg
1%
54,4mg
-
0,1mg
1% * (bom para o celebro)
0,0mg
0%
1,8mg
0
Tabela extraída do site www.tabelanutricional.com.br
* Acréscimo do autor de  RIQUEZA E PROSPERIDADE.
pao-agua.blogspot.com.br
26/out/2014

terça-feira, 15 de julho de 2014

Como organizar minha comunidade cristã?



Como organizar minha comunidade cristã?

Neste artigo segue um exemplo de modelo para organização de uma igreja cristã evangélica. Os modelos variam de comunidade para comunidade e a estrutura sofre acréscimos ou decréscimos de acordo com o número de membros, cultura, época, etc. O objetivo é uma melhor compreensão da obra local e da obra de Deus em geral. A melhor organização deve ser aquela que prima pelos moldes bíblicos dando ênfase na pregação da Palavra, no exercício do amor e da justiça. O próprio senhor Jesus Cristo deu à sua Igreja pessoas dons para dirigir e organizar a obra do reino de Deus na terra. Veja em Efésios 4.11 a 13.
"E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo

Por toda a Bíblia vemos diversas dicas para uma boa organização o mais importante é não permitir que a própria organização ocupe o lugar do Espírito Santo. Isto tem sido um erro muito frequente, pois quando a nossa mente acha que dá conta do recado é que vem a soberba, presunção e outras problemáticas tais como: o desvio de missão (do ide de Jesus pelo curso deste mundo); não poucos ativismos, que são serviços menos importantes, obras ocupacionais capazes de roubar o tempo do evangelismo, da oração, da visita nos lares e instituições, do exercício da misericórdia, da escola bíblica,  da própria Palavra numa pregação dentro do culto diário, etc. Em fim a comunidade local faz de tudo menos a principal missão da igreja que é testemunhar Jesus Cristo à humanidade.

A diaconia é um modelo de organização aprovada por Deus. Os presbíteros e bispos que são os pastores locais e pastores supervisores,  são variantes da organização cristã. E assim são muitas as maneiras como podemos nos organizar desde a prática ao devocional em uma comunidade cristã. Para uma congregação inicial é preciso no mínimo de oito pessoas membros da diretoria fundadora do ministério. À medida que vai crescendo a obra pode-se ampliar o organograma atendendo à realidade local. Lembrem-se de que não basta organizar uma comunidade é preciso está ciente às Leis vigentes do Município, Estado e União, que em suas exigências nós devemos ser exemplos no cumprimento das Leis. Uma comunidade organizada sempre prima pela ordem e decência sem prejuízo da misericórdia, portanto, nada de legalismo sem coração..

Lembre-se de registrar as atas em cartório e ter um contador de confiança que ajude e mantenha o livra caixa atualizado e transparente para todos os membros e eventuais solicitações da Polícia Federal. Preste conta aos membros de todas as movimentações financeiras pelo menos de três em três meses, isto é bênção e transparência. Não misture associações beneficentes de qualquer tipo com os registros da comunidade cristã. A igreja não é uma associação terrena, mas espiritual, pois é o corpo de Cristo. Já as associações não podem ser amuletos da Igreja, pois a Igreja por si mesma é a matriz do bem na terra. Nunca faça nada sem consultar os membros de sua igreja local, pois é na multidão de conselhos é que há sabedoria. Que Deus lhes abençoes ricamente.
“O SENHOR vos aumente bênçãos mais e mais,  sobre vós e sobre vossos filhos.” Salmos 115.14

Organograma de Uma Congregação Batista





Organograma da Escola Bíblica

Desejando um organograma da Escola Bíblia solicite pelo e-mail abaixo, não foi possível anexa-lo neste blog. 
rogerioensino@gmail.com




 

Julho/2014. Atos 16.31
pao-agua.blogspot.com.br