Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

PROSPERIDADE E RIQUEZA - UMA OPINIÃO VÁLIDA



PROSPERIDADE E RIQUEZA - UMA OPINIÃO VÁLIDA


RIQUEZA – Existem várias formas de se enriquecer, mas considerando a forma certa, ou seja, aquela que é aprovada por Deus, veja: Riqueza é um dom de Deus, uma bênção na vida. Ser rico implica em não somente ser abençoado, mas também ser um abençoador. A riqueza vinda de Deus extrapola  a ideia de somente ter muito dinheiro, é muito mais.


Responsabilidades de um rico

- Responsabilidade com famílias alheias que dependem da distribuição justa dos lucros para remuneração de desempenho profissional ou atividade no sustento de sua prole e/ou dependente.

- Com a economia local, nacional e/ou global.

- Com a justiça econômica no produto final de suas atividades.

- Com os governos, auxiliando a uma direção segura e humana.

Desfruto - 1ª Timóteo 4. 4 e 5 “pois tudo que Deus criou é bom, e, recebido com ações de graças, nada é recusável, porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificado.”

Quando desfrutar da riqueza não permitir esperdícios de recursos com luxurias; não permitir desperdício de alimento; não sustentar uma vida ociosa ou preguiçosa. Desfrutar de tudo dando graças a Deus.  Ser generoso com os famintos. Ser um bom socorro aos aflitos.

Perigos mais frequente aos que possui riqueza

Indiferença - Insensibilidade; egoísmo; sem preocupação com a ordem moral e religiosa do outro.
Impiedade - Crueldade; desumanidade.
Jugo - Opressão; domínio no sentido de escravizar ou próximo disto; sujeição no sentido de constrangimento.
Opressão - Ação de dominar pela força ou violência, tirania; repressão.
Amor ao dinheiro - A Palavra de Deus afirma - “Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.” 1ª Timóteo 6.10 e 4.
Sede pelo poder - econômico; governamental; monopólio; concentração de informações; juros altos.

* Pergunta que se deve fazer para identificar onde está seu coração em relação à riqueza:

# A onde está seu dinheiro? Na sua frente ou nas suas costas?

Na frente – significa amor ao dinheiro, idolatria, ganancia, cegueira espiritual; usura, economia que priva o seu bem estar ou de sua família, dureza de coração.
Nas costas – significa resultado de um trabalho honesto e humano; fruto de boas sementes plantadas ao longo da vida; desprendimento para o bem; generosidade; bem estar; economia correta sem privações sua ou de sua família; capacidade de ajudar. A primeira visão humana e depois financeira.  
1ª Timóteo 6.17 "Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento".



Prosperidade – A prosperidade que vem de Deus para os seus filhos é a ausência de necessidade. Não é necessariamente o melhor, podendo também ser. Mas trata-se de não haver ausência ou carência do bem ou recurso.  A prosperidade é resultado de uma vida aprovada perante os olhos de Deus.


Responsabilidades do próspero

- Responsabilidade com sua própria família desempenhando profissão ou atividade remunerada digna para um bom sustento de sua prole e/ou dependente.

- Com a justiça econômica na sua esfera de atuação não lesando ninguém.

- Com as regras do país que vive não se envolvendo com a injustiça e a impiedade.

- Fazer economia racional trazendo conforto e segurança para o lar. Sem ser desumano.

- Não privar a família do bem estar com pretexto de economia “burra” que trazem prejuízos ou traumas à família, às vezes prejudicando até a saúde.

Desfruto - 1ª Timóteo 4. 4 e 5 “pois tudo que Deus criou é bom, e, recebido com ações de graças, nada é recusável, porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificado.”
Quando for desfrutar da prosperidade faça de forma a não permitir esperdícios de nenhuma natureza. Gastar o dinheiro com aquilo que é pão, ou seja, com o que é necessário para vida do dia a dia. Desfrutar de tudo dando graças a Deus.  Ser generoso com os famintos. Ser um bom socorro aos aflitos tendo o que emprestar ou dá.


Perigos mais frequente aos que possui prosperidade - Is 58. 6 a 11

Murmuração – falar mal; reclamação injusta diante de uma expectativa egoísta ou frustrada por querer mais do que pode.
Egoísmo e dureza de coração – Recusar repartir o pão com o faminto ou socorrer alguém que esteja ao teu alcance.
Indiferença - Insensibilidade; egoísmo; sem preocupação com a ordem moral e religiosa do outros. Esconder o rosto do teu semelhante
Ingratidão a Deus ou falta de confiança na justiça de Deus - Obcecado pelo trabalho em busca de mais e mais, muitas das vezes com prejuízo da família e da obra de Deus. Veja o Salmo 37.25 – “Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão”.
Sustentação de um “espírito de miséria” – Guarda lixo; vive fazendo gambiarra quando pode comprar ou colocar algo novo ou melhor (economia “porca”)..


* Paralelos que se deve fazer para identificar minha gratidão pela prosperidade atual:

# Não tenho carro, mas não me falta condução. Sou prospero. Mas, sinto-me próspero?
# Tenho carro, embora seja popular, mas me serve sempre que preciso. Sou prospero. Mas, sinto-me próspero?
# Não estou comendo carne de primeira hoje e sim ovo, mas não faltou carne na semana passada e ovo também é um excelente alimento. Sou prospero. Mas, sinto-me próspero?
# Não tenho iguarias exóticas para a salada, mas tenho chuchu. Sou prospero. Mas, sinto-me próspero?

Sendo a minha resposta sim para cada momento acima, significa que tenho gratidão a Deus e posso prosperar ainda mais se for o caso de Deus o querer.
Eu gosto de usar o exemplo do chuchu porque é um fruto rico para a saúde do brasileiro, além do mais dada as suas qualidades ele entra para a lista dos “melhores da terra”...Comerás o melhor da terra”. Veja uma tabela nutricional do chuchu e avalie antes de dizer que não é prospero...


100 gramas de chuchu cozido -
% VD*
18.5kcal = 78kj
1%
4,8g
2%
0,4g
1%
1,0g
4%
7,8mg
1%
5,6mg
12%
12,8mg
2% * (bom para o celebro)
0,1mg
4%
6,9mg
3%
0,1mg
1%
54,4mg
-
0,1mg
1% * (bom para o celebro)
0,0mg
0%
1,8mg
0
Tabela extraída do site www.tabelanutricional.com.br
* Acréscimo do autor de  RIQUEZA E PROSPERIDADE.
pao-agua.blogspot.com.br
26/out/2014