Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de março de 2015

LIÇÕES PRECIOSAS PARA ESCOLA BÍBLICA 1



MEDITANDO NA PALAVRA DE DEUS
 Lições Preciosas Para Escola Bíblica 








 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, 
e luz para o meu caminho. 
Salmos 119:105
Fev/  2015






ÍNDICE

A voz de Deus

Relacionamento com Deus

Família no projeto de Deus

Amor a Igreja de Jesus



Lição 1

A Voz de Deus

Texto Áureo: Toda palavra de Deus é pura; Ele é um escudo para os que nele confiam. Nada acrescente às suas palavras, para que ele não te repreenda e tu sejas achado mentiroso. Provérbios 30. 5 e 6.


Leitura bíblica em classe: Sl 119.105; 2ª Tm 3.16 e 17;
Hb 11.6; Mt 4.4; Ef 4.29; Ap 19.15; Is 55.11 e Sl 19.7.



INTRODUÇÃO

A voz de Deus tem o poder criativo capaz de faz do nada todas as coisas e é assim que O vemos pela primeira vez em Gênesis 1.3: “E disse Deus: Haja luz. E houve luz”. Deus, o próprio amor em pessoa tem um caráter perfeito e todas as suas palavras são de igual essência. Mesmo quando Ele pronuncia um juízo, o faz com justiça perfeita e verdade absoluta. Não esquece suas palavras zelando em cumpri-las por toda eternidade e como são suas misericórdias, também elas permanecem para sempre.
Não há o porquê questionar o Senhor Deus e suas Palavras, pois Ele é o mesmo ontem, hoje e o será para sempre. Aleluia!

DESENVOLVIMENTO

Quando Deus falou e para quem falou?
As Escrituras Sagradas afirmam que Deus falou aos homens através de seus servos os profetas e por fim falou pelo Filho a todos. “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas” Hb 1.1, 3
O Pai deseja que todos venham a conhecer sua glória. Para tanto, Ele falou e ainda fala conosco usando diferentes formas capazes de atingir toda humanidade em todo o tempo da história.  Vejamos:

a) Deus nos fala através da Natureza e da História
Os salmistas e profetas afirmam esta verdade. Sl 8.3; 19.1; 33.6; 50.6, 57.10; 97.6; 119.89, Is 44.23. (ler em classe)
Além do que o Senhor criou, que até hoje ecoa sua voz, também, permitiu que O ouvíssemos através dos fatos históricos, descobertas arqueológicas e científicas, bem como em muitas outras formas da operação do seu poder.

b) Deus nos fala através das Escrituras
“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;” afirma Paulo em sua segunda carta a Timóteo, 3.16. Vejamos também em Mc 12.24; Lc 24.27; Jo 5.39; Rm 16.25 (ler em classe). Deus através de seu Espírito soprou as Escrituras aos seus servos e por elas se revelou de forma progressiva dizendo quem era, mostrou através dos seus atributos o que Ele pode fazer por nós (Jeová Shalom, Jeová Nissi, Jeová Rafa, etc. – o Senhor Deus é minha paz, bandeira, cura...); também, sua vontade, seu amor e propósitos para com todos os homens.
Hoje o mesmo Espírito Santo ilumina as Escrituras para que possamos entender a revelação de Deus, seus planos e vontade.

c) Deus fala através de Jesus
Jesus no relato do evangelista João, 3.33-36, diz: “Aquele que aceitou o seu testemunho, esse confirmou que Deus é verdadeiro. Porque aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus; pois não lhe dá Deus o Espírito por medida. O Pai ama o Filho, e todas as coisas entregou nas suas mãos. Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.” Leiam em classe Jo 5.39; 2ªCo 13.5; Jo 1.1 e 2; Jo 8.28.
Jesus é, portanto, o ápice da revelação de Deus, de sua doutrina, de  suas palavras e de sua vontade.

O que é ouvir a voz de Deus?

Ouvir alguém falar parece ser bem fácil, contudo requer atenção e discernimento. Nem tudo que ouvimos se deve guardar no coração. “2ª Pe 2.1, diz: “E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.”
Já vimos que Deus nos fala e devemos está atento. Pois quando meditamos na criação de Deus, verificamos as Escrituras, vemos os fatos históricos cumprindo as profecias, e tudo mais que comunica a verdade, já estamos aprendendo a ouvir o Senhor.
De todas as fontes que citamos o mais importante é reconhecemos a autoridade da Bíblia, pois como verdade ela pode e tem poder para transformar nossas vidas. Veja o que diz o profeta Isaías 55.11: “Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.”  
Devemos ouvir com o coração, com obediência e fidelidade. (no hebraico a palavra é Shema – e significa “ouve...” Israel)
CONCLUSÃO PRÁTICA

Portanto, ouvir Deus falar é guardar no coração a verdade de Sua revelação. É vivê-la e praticá-la fazendo o que é bom e reto aos Seus olhos.

PARA MEMORIZAR

Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras,
e se multiplicarão os anos da tua vida.  Pv 4.10


RESPONDA

Quais são as formas que Deus usa para nos falar?
Qual é a principal maneira de Deus fala conosco? Por quê?
Você já ouviu a voz de Deus hoje? Qual é sua resposta a Ele?


CURIOSIDADE BÍBLICA

Adão, Eva, Caim, Noé, Abraão, Moises, Elias, Jesus e outros ouviram a voz de Deus de forma direta: Você se lembra de mais alguém? ________________________________________________.

Orientação pedagógica: O professor deve como de praxe separar um tempo para preparar a aula. Deve orar, ler as referencias bíblicas da lição e fazer as anotações que julgar importantes. Quando começar sua aula deve fazer com que seus alunos orem e usando a bíblia leiam os versículos propostos na lição. A leitura da Palavra de Deus é fundamental para o sucesso da igreja de Jesus. O Senhor te abençoe rica e poderosamente.

Anotações: ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
_______________,____, ____ de __________ de 2015.


* Lição extraída do livrete
5 Passos do Crescimento


Lição 2

Relacionamento com Deus

Texto Áureo: Ó Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água; Salmos 63.1.

Leitura bíblica em classe: Sl 42.2; Sl 143.6; 1ª Jo 3.10; 3ª Jo 1.11;
Jo 10.30; Jo 17.22; 2ª Co 1.4; 2ª Co 2.15; Mt 10.37.


INTRODUÇÃO

O diálogo entre pessoas afins é um tecer do relacionamento. Quando o relacionamento se estabelece no respeito, carinho, seriedade e bons princípios torna-se promissor para toda uma vida. No tocante a Deus não é diferente, pois Ele deseja se relacionar conosco. Seu amor já foi provado em Jo 3.16 e aprovado na cruz e na ressurreição de Cristo.
Resta saber se queremos nos relacionar com o Senhor, caso a resposta seja sim, veja o que diz a Bíblia:
Tiago 2.23 - E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.
Tiago 4.4 - Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
Relacionar-se com Deus é uma questão de fé e fidelidade, pois sem fé é impossível agradar a Deus e sem fidelidade não conseguiremos obedecer a sua Lei de amor. Boa lição!

DESENVOLVIMENTO

Como nasceu o relacionamento com Deus?

No primeiro livro da Bíblia lemos como Deus se relacionou com o primeiro casal Adão e Eva. Eles estavam no jardim do Éden e mesmo depois de terem caído em pecado o Senhor lhes procurou para se relacionar com eles. Está relação ficou distante, mas não por causa de Deus e sim do homem. Quando Cristo veio ao mundo Ele estreitou novamente a amizade do homem e Deus. “E Jesus clamou, e disse: Quem crê em mim, crê, não em mim, mas naquele que me enviou. E quem me vê a mim, vê aquele que me enviou. Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.” João 12.44-47

De que forma posso estabelecer um relacionamento com o Pai?

O primeiro passo é receber Jesus Cristo como salvador de sua vida, em seguida receberá o dom de Deus que é o Espírito Santo. Este lhe norteará na caminhada para glória. Após isto deve congregar e aprender os valores do Reino de Deus. Já no início perceberá que podemos fazer algo a mais e estreitar nosso relacionamento com o Pai.

1) Orando
Ao ouvir a voz de Deus podemos respondê-la com ações, atitudes e diálogo. Este último é a oração, um diálogo com o Pai. ‘Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.” Mt 6.6 Esta é a oração individual, mas também tem a oração coletiva. “Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,” 1ª Tm 2.1-3. Aí vai uma diga, pouca leitura bíblica, pouca oração. Muita leitura bíblica, muita oração. Sl 119.149 e Is 58.11.

2) Adorando
A adoração é um reconhecimento da soberania de Deus. Nosso relacionamento com Deus requer uma submissão séria de temor e tremor. A final de contas Ele é Rei de todos. Conhecer sua majestade, atributos, vontade, etc. é um começo. Meditar na sua Palavra é um segredo para uma adoração mais profunda. “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” Jo 4.23 e 24.

3) Servindo
Ter relacionamento com Deus implica em ter relacionamento com seu povo, a Igreja. Dentro e fora da casa de Deus devemos servir ao próximo fazendo sempre o bem conforme somos orientados nas Escrituras Sagradas. “E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.” 2ª Ts 3.13.
Jesus é o melhor exemplo de serviço prestado ao reino de Deus. Seu amor, valor humano e divino, tudo o que fez e ensinou nos ajuda a servir melhor.

Relacionamento é comunhão?

A palavra comunhão significa para nós crentes - ter em comum. No altar de nossas igrejas sempre vemos uma mesa, ela quer dizer que temos comunhão uns com os outros e com o Pai, o Filho e o Espírito Santo. É ter em comum os mesmos valores do reino de Deus: sua paz, seu amor, sua Palavra, suas promessas, lutas e perseguições, etc. Ter em comum as obrigações, serviços e responsabilidades da obra. Ter em comum os bons usos, costumes e conversações. E aí podemos explorar mais possibilidades que não fujam ao bom senso.
Somente um relacionamento transparente, misericordioso e veraz pode sustentar a comunhão. Relacionamento e comunhão são irmãos que depende um do outro para serem agradáveis, promissores e duráveis.

CONCLUSÃO PRÁTICA

Relacionar-se com o Pai e sua família requer compromisso com a verdade bíblica. Este relacionamento começa com Jesus em nosso coração pela fé. Com a fidelidade o crescimento no relacionamento tornar-se-á visível ao mundo para glória de Deus. Amém!

PARA MEMORIZAR

E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor;
e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. 1ª Jo 4.16

RESPONDA
Relacionamento com Deus é uma questão de ______ e ______.
Quais são as três forma de fortalecer o relacionamento com Deus?
Quando é que um relacionamento pode dar certo? Explique:
Como a comunhão e o relacionamento interagem?

CURIOSIDADE BÍBLICA
Enoque, Abraão, Davi e outras personagens bíblicas tiveram um relacionamento bem próximo com Deus. Você pode citar outros exemplos bíblicos? _____________________________________________________.

Orientação pedagógica: O professor deve como de praxe separar um tempo para preparar a aula. A oração individual e com os alunos é importante para que a unção de Deus flua na vida da igreja. A leitura da Palavra de Deus é fundamental para o crescimento e fortalecimento da fé.

Anotações:______________________________________________________ ______________________________________________________________.
________________,____, ____ de __________ de 2015.
 

* Lição extraída do livrete 5 Passos do Crescimento Cristão


Lição 3

A Família no Projeto de Deus

Texto Áureo: Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará. Hebreus 13:4


Leitura bíblica em classe: Ef 5.25 a 33; 1ª Pe 3.7; 1ª Pe 3.1


INTRODUÇÃO

Atualmente fala-se em nossa Nação sobre a união estável independente do sexo dos cônjuges. Para os padrões de Deus uma união entre homem e mulher deve ser a extensão de sua vontade que é boa, perfeita e agradável. Foi Deus que criou, uniu e abençoou o primeiro casal. E o primeiro casal deu origem a todas as famílias sobre a face da terra. “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.” Gn 1.27 e 28.
O propósito de Deus em ter uma família extrapola nossa visão terrena, antes o Senhor deseja uma grande família no céu na semelhança de Jesus, seu filho amado. “Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus fez com nossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra.” Atos 3.25.
Façam desta lição um objetivo de amar sua família terrena e espiritual.

DESENVOLVIMENTO

Como Deus espera ser a família?

Quando Jesus participou da festa de casamento ocorrida em Caná da Galiléia, Jo 2.1, revelou sua glória e seus discípulos passaram a crer Nele. Ao fazer o milagre de transformar a água em vinho novo, demonstrou também seu amor e benção aos noivos, parentes e convidados. Isto é mais que suficiente para entendermos que a família é plano de Deus e que Ele pode abençoar e transformar os problemas em soluções. Contudo, resta observar que se os servos não enchessem as talhas de água o milagre poderia não acontecer. O que podemos aprender é que Deus tem poder para transformar as famílias, mas conta com elas para encher o coração da sua Palavra. Em fim, Deus espera uma família que aceite o santo estado do casamento, que O convide para fazer parte dela, que seja feliz crescendo e frutificando em toda virtude. Dos cônjuges Deus espera fidelidade e amor um ao outro. Dos demais membros santidade, corresponsabilidade familiar. Muitos jovens dizem em uma atitude rebelde “eu não pedi para nascer”, contudo já que nasceu tem que ser responsável com sua vida e sua família. É verdadeira a lei da semeadura “o que plantamos colhemos”.

O que deve possuir uma família?

Sempre será Deus a pessoa mais importante a termos na família. Bens, conforto, saúde, vitórias, estabilidade e etc. são desejos de Deus, mas nada é completo sem Ele. Vejamos um pouco mais:

Amor altruísta – Que não visa só sua realização e bem estar, mas de todos os membros da família;
Perdão mútuo – Porque todos na família erram e precisam do perdão para voltar a crescer e firmar;
Paciência, longanimidade – Estas palavras são sinônimas e descrevem a tolerância como os mais lentos, fracos, pirracentos, enjoados, difíceis. Se forem amados um dia eles podem acordar para vida e darem o resultado esperado pela família.
Cura – Uma família que se preze se preocupa com seus membros, os trata com benignidade e bondade. Em meio aos riscos atuais ela previne, orienta, conversa, ajuda nas recaídas e ora sempre.

Problemas familiares, quais são os mais frequentes?

No dia a dia de um casal existem altos e baixos, quanto ao resto da família, não será diferente. O que fazer e como vencer? É preciso mais que uma lição para discutir o assunto, mas vamos pontuar alguns para que sejam lembrados:
Violência doméstica – É duro admitir mais ela existe até no lar dos crentes em Jesus. Leiam Ef 6.4 e 1ª Pe 3.7
Infidelidade conjugal – Veja o texto áureo, Hb 13.4.
Drogas e vícios – A família não pode dormir no ponto. Toda ajuda é importante (profissionais de saúde, oração, orientações específicas dadas pelos órgãos policiais, pesquisa sobre o assunto, casas de apoio e/ou recuperação, desintoxicação medicamental em hospitais, etc.) O anuncio da Palavra de Deus é importante, pois pessoas neste problema são carentes e instáveis.
Área sexual – A palavra de Deus faz referência ao sexo como benção e não maldição, antes, porém, no santo matrimônio. Nunca é bom  que um casal se alivie sexualmente sem, contudo, estarem compromissados na união do amor e do compromisso por toda uma vida. Leia Malaquias 2.15 – “E não fez ele somente um, ainda que lhe sobrava o espírito? E por que somente um? Ele buscava uma descendência para Deus. Portanto guardai-vos em vosso espírito, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade.”
Desvalorização – As pessoas não são descartáveis e muito menos escravas uma das outras. Valorize cada membro da família como essencial, pois cada um tem seu valor e participação. No mais Jesus promoveu o diálogo e valorizou a todos: crianças, jovens, mulheres e homens. Atos 16.31.
Financeiro – Não gaste o seu dinheiro com aquilo que não é pão. Is 55.2 (pão – significa o necessário de cada dia). Ver 1ª Ts 2.12.

CONCLUSÃO PRÁTICA

Pertencer a família de Deus é um privilégio. Como todo pai, nosso Pai celestial também corrige, ensina, motiva, esforça e deseja nosso sucesso. Tais objetivos também deve ser parte de nossa família terrena. Ore por sua família. Amém!

PARA MEMORIZAR

E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e
serás salvo, tu e a tua casa. Atos 16.31

RESPONDA
1. Quem instituiu a família?  E qual foi o modelo proposto?
2. Cite três valores que a família tem que ter para ser feliz:
3. Cite dois problemas existentes que atacam a família:

CURIOSIDADE BÍBLICA
A família de Noé, após o dilúvio, era composta de uma esposa três filhos e três noras. Hoje os cientistas constataram que todos os idiomas e dialetos existentes no planeta terra nasceram de apenas três trocos linguísticos. Tal curiosidade também é uma prova ontológica de que Deus existe e preservou Noé e sua família dentro da arca.

Orientação pedagógica: O professor deve ter muito tato e ética ao falar sobre o tema “Família”, pois uma família que esteja passando por um momento de crise estará sensível a comentários. A melhor forma de abordar o assunto é sem expor ou constranger alguém usando exemplos bíblicos.
Anotações:______________________________________________________ * Lição extraída do livrete - O propósito de Deus para a Família – IB Lagonhia.
________________,____, ____ de __________ de 2015.



Lição 4

O Amor à Igreja de Jesus

Texto Áureo: E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. Hebreus 10.24-25


Leitura bíblica em classe: Sl 133; Mt 16.18; Ml 3.10



INTRODUÇÃO

A Igreja é de Jesus como afirma Mt 16.18, e um dia ela será apresentada santa e irrepreensível diante do Pai. Seu significado etimológico é “de dentro para fora”, ou seja, de dentro do mundo para fora dele. Não é esta ou aquela denominação, mas o povo que obedece fielmente a Palavra de Deus. Uma obediência sem extremismos, sem heresias, sem interpretações isoladas e doutrinas humanas que oprimem ao invés de libertar, sem mundanismo e legalismo.
Quando o senhor Jesus fez sua Igreja tinha um propósito de que fossemos vivos e ativos na obediência à vontade de Deus, para isto deu a ela o seu Espírito Santo, que a capacita na obra de expandir o Reino dos Céus. Temos que ser capazes de encarnar a Palavra e vivê-la de dentro para fora, assim o mundo conhecerá a Deus através de nossa unidade com Ele. Maranata... ora vem senhor Jesus!

DESENVOLVIMENTO

Atitudes que revelam nosso amor pela congregação
Seguem algumas atitudes que vão dizer se estou ou não amando a Igreja de Jesus que se reúne em minha congregação: (Ler os versículos)
Quem ama sua congregação está presente nela. Sl 84.10.
Quem ama sua igreja serve com alegria. Sl 100.2.
Quem ama sua igreja a defende e a protege. Mt 12.36.
Quem ama a sua igreja pratica a comunhão. At 2.42 a 47.
Quem ama a sua igreja lembra e fortalece os ausentes. At 15.32.
Quem ama sua igreja ora por ela e com ela. Tg 5.16.
Quem ama sua congregação ama e respeita seus lideres. Hb 13.17.
Quem ama sua igreja é fiel nas contribuições financeiras. Mt 23.23.
Quem ama sua igreja participa de seu futuro com vistas à volta de Jesus. Rm 12. 8.

Uma reflexão necessária
Como vejo a minha congregação agora?
Organizada (de uma nota de 1 a 10) _________.
Espiritual (de uma nota de 1 a 10) _________.
É avivada (de uma nota de 1 a 10) _________.
Bem liderada (de uma nota de 1 a 10) _________.
Fortalecida na Palavra (de uma nota de 1 a 10) _________.
Participativa na sociedade (de uma nota de 1 a 10) _________.
Há coerência na doutrina (de uma nota de 1 a 10) _________.
Membros são frequentes (de uma nota de 1 a 10) _________.
Lideres são presentes (de uma nota de 1 a 10) _________.
Horários são cumpridos (de uma nota de 1 a 10) _________.
Agendas são cumpridas (de uma nota de 1 a 10) _________.
Existem grupos de oração (de uma nota de 1 a 10) _________.
Existe Escola Bíblica (de uma nota de 1 a 10) _________.
Rede de jovens (de uma nota de 1 a 10) _________.
Rede de senhores (de uma nota de 1 a 10) _________.
Rede infantil (de uma nota de 1 a 10) _________.
Rede de senhoras (de uma nota de 1 a 10) _________.
Eventos da congregação (de uma nota de 1 a 10) _________.
É evangelística (de uma nota de 1 a 10) _________.
Discipulado e consolidação (de uma nota de 1 a 10) _________.
Você tem outra visão importante não citada acima que gostaria de contribuir?
____________________________________________________ ____________________________________________________

b) uma contribuição necessária

Qual tem sido meu papel no Reino de Deus? E Qual tem sido o meu papel na congregação local? O que tenho feito para melhorar cada setor, diretoria, repartição? Será que as pessoas podem me ver um crente sincero, ativo e vivificado no Espírito Santo?
Qualquer contribuição que uma ovelhinha de Jesus der a sua Igreja será recompensada. Quanto mais se fizermos tal como o Senhor ordenou. Pense nisto e comece a trabalhar em sua igreja local.

O que é a casa de Deus?

Primeiramente como descreve Is 56.7, “a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos”. Já no Salmo 23, “congregação dos justos”. No Salmo 133, Reunião dos irmãos que vivem na benção e na vida do senhor para sempre. No Novo Testamento é a Igreja de Jesus, o melhor lugar para confirmar a unidade, ajudar os irmãos, manifestar os dons e ministérios, ganhar almas para o Senhor através da pregação da Palavra, cantar louvores ouvir a voz de Deus, orar por todos, renovar as esperanças e ter referência do Reino de Deus.

CONCLUSÃO PRÁTICA

Antes do culto eu sou portador das palavras de Deus e as anuncio. Antes do culto eu falo com Deus e com os irmãos. Durante o culto é Deus quem me alimenta e fala comigo. É quem me fortalece e abençoa com a vida. Depois do culto sou obediente ao ide do Senhor.

PARA MEDITAR

Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.
Efésios 2.20 a 22

RESPONDA

1) Qual tem sido minha real contribuição com o corpo de Cristo?
2) Sou ativo e vivificado para trabalhar na obra de Deus?
3) Tenho buscado em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça?

CURIOSIDADE BÍBLICA

A igreja de Jesus Cristo é formada pelos irmãos que viveram no passado antes de Cristo, os irmãos que viveram depois que Cristo veio, nós que estamos vivos e os que ainda nascerão e virão a crer no Senhor.

Orientação pedagógica: O professor deve levar ou orienta que levem para sala de aula lápis e borracha. A leitura da Palavra de Deus é fundamental para a compreensão do assunto à luz da revelação do que é Igreja.

Anotações: _____________________________________________________________________________________________________________________________.
_______________,____, ____ de __________ de 2015.


Relatório
Matriculados
Frequentes
Ausentes
Visitantes


* Lição Extraído do Livrete Vida Cristã de Excelência.


Este livrete foi elaborado para atender necessidades da Igreja Batista em Monte Castelo – CBN.


BIBLIOGRAFIA:

Bíblia virtual Hábil – Softwares gratuitos
Bíblia JFA Offine versão 3.2.7 Androide
Livrete – O propósito de Deus para a Família. IBL – Pr. Marcio Vieira Valadão
Livrete – 5 Passos para o Crescimento Saudável do Cristão – Pr. Rogério
Livrete – Vida Cristã de Excelência – Pr. Roberto J. Silva
Livrete – Estudos temáticos “A Família no Plano de Deus” – Juerp
Livrete – Lições Bíblicas “Parábolas de Jesus” – CPAD
Livrete – Batismo nas Águas. ICVES – Pr. Jalmênio
Manual do Ministro – Ed. Vida.
Fotos – Produção independente do autor
Desenhos e mensagens – Internet (Adorador e outros)



Professores responsáveis pelo Ministério de Ensino

Pr. Rogério Maia da Silva
Pr. Silas Ribeiro






MISSÕES ESTÃO NO 
CORAÇÃO DE DEUS

Você pode contribuir de várias formas:

.Financeiramente

.Orando

.Apoiando a igreja local a
hospedar temporariamente
um missionário

.Enviando


PENSE NO IDE DE JESUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário